DISCURSOS SOBRE A PRIMEIRA DÉCADA DE TITO LÍVIO, DE
MAQUIAVEL
Obra
escrita em 1517, por Maquiavel, e publicada em 1531. O título da obra faz
referência aos dez primeiros livros de “Desde a fundação da cidade” (Ab Urbe
condita libri), do historiador romano Tito Lívio (59 a.C. – 17d.C.), que
narra a história de Roma. Tito Lívio cresceu em meio às guerras civis que
assolavam a Itália na época de Júlio César. Seu livro consiste em uma narrativa
da história de Roma, dividida em 142 livros, dos quais 35 são conhecidos.
Alguns pontos centrais da obra:
1. Maquiavel se compara aos grandes navegadores, afirmando
estar consciente dos riscos que estaria correndo ao percorrer novos caminhos na
esfera do pensamento político.
2. Nicolau estimula o debate sobre o conceito de liberdade
e virtude cívica. Segundo Maquiavel, há uma necessidade de confiar ao povo a
preservação da liberdade para garantir a participação deste na vida pública.
Para que o povo funcione como guardião de seu território, o julgamento de uma
cidade, em última instância, deve ser do próprio povo.
3. É necessário ter sempre muitos juízes, pois poucos
juízes tendem a julgar a favor da minoria. Não há cidade forte sem povo, mas
também não há cidade livre sem participação da maioria na vida política da
cidade.
4. Maquiavel, contudo, ressalva que a participação popular
traz consequências. Levar o público a intenções e desejos que não são
consensuais (como acontece na maior parte das vezes) pode resultar em conflitos
políticos.
5. Uma das maiores contribuições de Maquiavel às formulações de teóricos posteriores foi a intensa participação do povo nos negócios da cidade. Nicolau se destacou por refletir a respeito dos possíveis choques que essa participação poderia causar, diferentemente dos humanistas cívicos que haviam elaborado suas teses até então.
5. Uma das maiores contribuições de Maquiavel às formulações de teóricos posteriores foi a intensa participação do povo nos negócios da cidade. Nicolau se destacou por refletir a respeito dos possíveis choques que essa participação poderia causar, diferentemente dos humanistas cívicos que haviam elaborado suas teses até então.
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